O livro “Curitiba e o mito da cidade modelo”, escrito pelo professor e doutor em Ciências Sociais, Dennison de Oliveira, tem como argumento central a desconstrução do argumento de que a infraestrutura da cidade de Curitiba é de autoria única e exclusiva dos arquitetos responsáveis pelo planejamento urbano. Dennison sustenta que essa afirmação não corresponde à realidade. O autor justifica que todo o planejamento urbano da cidade foi realizado considerando a necessidade de uma elite econômica que influenciou o poder público e em conjunto com esses profissionais organizou as mudanças estruturais da cidade com o intuito de garantir seus interesses.
Para sustentar essa reflexão foi examinada a definição pelo modelo de transporte coletivo, dos espaços direcionados à instalação das indústrias e do comércio, por exemplo. Sobre o transporte público, o autor explica que a organização anterior do espaço urbano que “dividiu” a cidade em espaços mais ou menos “iguais” para que todos os grupos econômicos tivessem acesso tanto o centro quanto as “bordas” com o tempo criaram guetos colonizados que se chocaram durante a organização do novo planejamento de circulação urbana, pois os grupos econômicos presentes nesses espaços não aceitavam a construção de uma linha de ônibus, por exemplo, que cortasse a cidade de norte a sul.
REFERÊNCIA
OLIVEIRA, Dennison de. Curitiba e o mito da cidade modelo. Curitiba: Editora da UFPR, 2000.
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