quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Garth Ennis e os temas religiosos

ÀS VOLTAS COM a leitura de um jornal de 1893 e a digitação de um livro de 1938 não sobra muito tempo para ver o mar, já dizia o poeta - no meu caso o rio cachoeira mesmo. Porém nem tudo são farpas nessa vida: já tomei dois litros de água, uns dez copos de café com leite e lavei o rosto umas três vezes. Entre os intervalos peguei uma revista em quadrinho para estorvar esse academicismo barato e resolvi fazer essa pequena postagem sobre Garth Ennis – visto que ele é o roteirista de todas as HQ’s que possuo.

Tenho predileção pelo roteiro de Ennis devido a sua familiaridade com os temas religiosos. Considero que o fato de ter nascido na Irlanda do Norte contribua para isso, visto que Troubled Souls retrata um pouco a rotina de se viver num país em guerra religiosa.

Além dessa história abordando a religião, Ennis fez alguns roteiros para a série Hellblazer e tratou muito bem os conflitos de John Constantine. Também contou a história do assassino de aluguel Hitman que, como se não bastasse os perigos de Gothan, excursiona entre as dimensões: inferno, terra, entende?

Contudo, sua principal obra até a presente data é PREACHER que conta a história de um pregador estadunidense.

Não abordei outros trabalhos de Ennis, somente os quadrinhos com um pano de fundo religioso.
Abaixo você pode conferir algumas HQ’s de Garth

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Saiu da estante em 2009


O ano de 2009 ficou no retrovisor, contudo, gostaria de apresentar alguns livros que saíram de minha estante para uma leitura, na maioria das vezes, descompromissada. Certo mesmo é que me embrenhei em perigos literários que começaram em Feuerbach e desembocaram em Marx. Todavia, essas leituras me ocuparam durante minhas horas-atividade. Também não vou considerar os calhamaços de fotocópias de Adorno, Bourdieu e Habermas que apenas serviram para explicar contextos.

Pois bem:

1. O Coronel e o Lobisomem, de José Cândido de Carvalho.
2. Na pior em Paris e Londres, de George Orwell.
3. Drácula, de Bram Stoker.
4. A feitiçaria na Europa Moderna, de Laura de Mello e Souza.
5. No fim dá certo, de Fernando Sabino.
6. O cão dos Baskervilles, de Conan Doyle.
7. Para viver um grande amor, de Vinicius de Moraes.
8. Eu e outras Poesias, de Augusto dos Anjos.
9. Cheiro de Goiaba, de Gabriel Garcia Márquez.
10. Coleção Melhores Poemas, de Paulo Leminski.

Que 2010 seja, também, cheio desses (des)compromissos.