quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Pré-milenistas e Pós-milenistas e as missões cristãs

Duas vertentes teológicas surgem decorrentes do paradigma missionário, um grupo denominado de pré-milenaristas e outro de pós-milenaristas. A ênfase do primeiro grupo era a necessidade de evangelizar o mundo rapidamente antes que Cristo voltasse. Criam eles que esse evangelismo em massa aceleraria a sua vinda, enquanto que sinais de catástrofes seguiriam como prelúdio do fim. Essas motivações encontraram grande aceitação entre os grupos oriundos dos reavivamentos - embora o ensinamento de grande parte dos nomes que estiveram à frente dos reavivamentos destoasse grandemente da teologia dos pré-milenaristas. O outro grupo estava um pouco mais preocupado com a vida do indivíduo e não apenas com a alma. Assim propunha uma melhoria na condição de vida da sociedade oferecendo alternativas viáveis para que a justiça social ecoasse nas missões. Os dois grupos tiveram suas dificuldades, enquanto os pré-milenaristas mostravam uma indiferença ao homem como um ser que precisa de condições básicas para a sobrevivência, como: acesso as condições de saúde, alimentação, socialização etc. Os pós-milenaristas por sua vez preocupados apenas com um evangelho social fizeram de Jesus Cristo o Redentor, apenas um bom mestre, um amigo, no máximo um gênio espiritual, porém, a percepção soteriológica Dele quase foi esquecida. Desse grupo surgiu a teologia difundida na América Latina chamada de Teologia da Libertação, que foi tanto uma resposta à teologia do Norte, que muitas das vezes ficava pasmada com a realidade tão pobre da América Latina – porém, sem um esforço em diminuir esse abismo que os separava - quanto um chamado aos teólogos liberais para que estes estivessem a frente de um árduo trabalho. Esse espantoso fenômeno protestante denominado missão é bastante complexo, devem ser considerados vários fatores, mas dificilmente nega-se que o espírito do empreendimento e iniciativa gerado pelo iluminismo desempenhou um papel importante na gênese da idéia das sociedades missionárias e em sua surpreendente proliferação posterior.

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